Um estilo de vida saudável é fundamental para um bom funcionamento intestinal. A alimentação deve estimular os movimentos peristálticos (contracção da musculatura intestinal para eliminar o conteúdo), providenciar volume e hidratação das fezes.
As recomendações actuais referem uma ingestão diária de fibra: 25-35 g por dia. Por cada grama de fibra ingerida, o peso das nossas fezes aumenta 3-9 g. Faça uma ingestão adequada de água para hidratar a fibra ingerida.
Consumir porções adequadas de fruta fresca e vegetais crus/cozidos proporciona um bom aporte de fibra solúvel e insolúvel. O aumento de fibra deve ser feito gradualmente e de forma progressiva para não sobrecarregar o intestino e produzir flatulência, cólicas ou distensão abdominal, o que pode levar o individuo a abandonar prematuramente as alterações dietéticas.
Vamos ver as dicas sugeridas?

Todos procuramos tratar os problemas intestinais com alternativas naturais de modo a evitar tratamentos agressivos ou dependência de certos fármacos laxantes ou redutores de meteorismo intestinal.
Muitas vezes uma ida ao nutricionista/profissional de saúde e/ou introdução de actividade física regular resolve o problema sem necessidade de introdução da terapia farmacológica.
Vida activa, Alimentação Saudável e Espirito Positivo é a Troika Nutricional mais efectiva para todos os nossos problemas!
Caso tenha alguma dúvida não hesite em deixar o seu comentário abaixo do post.
Um beijinho e até ao próximo post